Offline
Uniso Ciência
30/01/2019 06:55 em Tecnologia

Sexta edição aborda novas tecnologias e outros temas

De que maneira o imediatismo proporcionado pelo acesso à internet e pelo o uso de tablets e smartphones transformou a produção e o consumo do conteúdo jornalístico? As redes sociais têm possibilitado maior engajamento na vida política? Essas são algumas questões abordadas em reportagens da sexta edição do jornal Uniso Ciência, projeto da Universidade de Sorocaba voltado à divulgação da produção científica da Instituição.


A temática do impacto da internet e das novas tecnologias na comunicação está presente em duas reportagens: “Comunicação e política: O velho jornalismo encontra a blogosfera”, que aborda o crescimento das plataformas digitais, em especial os blogs. Esse foi o título mais votado na enquete online realizada pela Uniso para a escolha dos assuntos que seriam abordados nessa edição.


A segunda reportagem relacionada ao uso das tecnologias na comunicação é “Podem as redes sociais aproximar o cidadão do processo político?”, baseada em uma pesquisa sobre o potencial das redes sociais para aproximar o cidadão do processo político, a partir de uma análise de fanpages do Facebook e de canais do Youtube.


Além desses dois temas, o Uniso Ciência mostra também uma reportagem sobre a formação ainda incipiente de arranjos produtivos, os clusters, na Região Metropolitana de Sorocaba que, embora apresente grande diversidade de atividades econômicas, ainda não possui uma articulação consistente dessas redes de negócios.


Já na área da saúde, é mostrada uma pesquisa que resultou no desenvolvimento de um hidrogel para o tratamento de queimaduras, problema que afeta cerca de um milhão de pessoas no Brasil todo ano, principalmente crianças e pessoas de baixa renda.

Projeto Uniso Ciência
O Uniso Ciência, lançado em outubro de 2017, tem como produtos um tabloide, encartado a cada três meses nas edições impressa e digital do Cruzeiro do Sul; o blog, que veicula periodicamente notícias relacionadas a pesquisas e eventos acadêmicos realizados pela Uniso no campo científico; e uma revista bilíngue semestral – que teve a segunda edição publicada em dezembro de 2018, nas versões impressa e online -, que pode ser acessada gratuitamente na página 
http://uniso.br/unisociencia/.

COMENTÁRIOS